sábado, 12 de maio de 2012

História do Dia das Mães


História do Dia das Mães


Ninguém pode negar o valor do papel materno, à partir do momento em que todos somos filhos de alguém. 

A tradição é muito mais antiga do que se imagina. Alguns historiadores argumentam que o antecessor do Dia das Mães, era uma festividade na antiga Grécia, dedicada em favor da deusa Rhea, mulher de Cronus, mãe dos deuses e deusas.

Já em Roma, também havia uma celebração a favor de Cybele, outra mãe dos deuses. As festividades em sua honra começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. A celebração conhecida em Roma como "hilária" era comemorada por 3 dias em março de 15 a 18. Alguns afirmam que as celebrações em honra a Cybele foram adotadas pela igreja no seu início, para venerar a mãe Maria, mãe de Jesus Cristo. Outros acreditam que a mãe de Cristo substituiu as celebrações à mãe dos deuses e ter-se-ia iniciado o costume das pessoas visitarem a igreja no seu dia de batismo.

No século 16, havia na Inglaterra a comemoração do Domingo das Mães no 4º domingo durante a quaresma. Neste dia, os aprendizes e trabalhadores que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua casa, levando para suas mães pequenos presentes, como por exemplo o bolo das mães. Assim, ao longo do tempo as celebrações da mãe da igreja começaram a se confundir com as celebrações do Domingo das Mães, com as pessoas começando homenagear além da mãe da Igreja, a sua própria mãe.

Em 1872, Julia Ward Howe foi a primeira pessoa a sugerir a criação de um dia das mães dedicado à paz, nos Estados Unidos. Ela manteve organizado em Boston durante muitos anos o encontro do Dia das Mães.
Anna M. Jarvis (1864 - 1948), nos Estados Unidos, filha de pastores é quem deu continuidade às comemorações do Dia das Mães naquele pais. Ela lecionava, inclusive na escola dominical da Andrew Methodist Church of Grafton. Solteira, era extremamente apegada a sua mãe. Em maio de 1905 faleceu sua mãe Anna Reese Jarvis. Ainda solteira ficou sozinha com sua irmã cega Elsinore. Anna sentia imensamente a falta de sua mãe. Dois anos após a sua morte, em 1907, Anna Jarvis e suas amigas começaram um movimento, com ministros, empresários e congressistas para a instituição de um dia nacional das mães. Ela achava que muitas vezes as crianças não davam o devido valor às suas mães enquanto vivas. Ela esperava que a iniciativa fortalecesse os laços familiares e o respeito aos pais. O primeiro dia das mães ocorreu a pedido de Anne M. Jarvis com uma missa em Grafton, West Virigina, Filadélfia e Pensilvânia em homenagem a sua mãe, no dia 10 de maio de 1908.

A primeira celebração oficial do dia das mães foi instituído pelo governador da West Virgina em 1910. Já em 1911 praticamente todos os estados norte-americanos celebravam o dia das mães e outros países também já o comemoravam, como México, Canadá, China, Japão, América do Sul e África.

A Associação Internacional do Dia Internacional da Mãe foi fundada em 12 de dezembro de 1912, com o intuito de incentivar homenagens significativas às mães. 

Em 1914, o presidente Woodrow Wilson institui o dia nacional das mães a ser celebrado no segundo domingo de maio. Apesar de em alguns países a celebração do dia das mães ser em outra data, nós aqui no Brasil, junto com a Europa e Estados Unidos entre outros, comemoramos o dia das mães no segundo domingo de maio.

Celebremos, não só no Dia das Mães, mas a cada dia, pois todas merecem respeito e carinho, em suas diversidades e formas de amar. 



Feliz Dia das Mães!
---------------------------------------
Nossa Homenagem as 
Melhores Mães do Mundo:





Dona Rosa = Mãe do Jô


---------------------------------------




Dona Salete = Mãe da Sandra
---------------------------------------




]

Sandra  = Mãe da Maria Fernanda

---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO NOSSO BLOG.......