quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012


Saúde Pública é o tema da
Campanha da Fraternidade 2012
Com a CF-2012, a Igreja pretende refletir sobre a questão da saúde no Brasil e sobre as políticas públicas de saúde.


A CF-2012 tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Segundo o texto base (documento que orienta a campanha), com ela se pretende “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pes­soas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”.
Esta não é a primeira vez que a Campanha da Fraternidade aborda a saúde pública. Já em 1984, com o lema “Saúde para todos”, suscitou a criação do Sistema Único de Saúde - SUS, o SUS, que é considerado o melhor sistema público de saúde do mundo, mas que pode e deve ser melhorado.
Informações do Ministério de Saúde em Santa Catarina, dão conta que o SUS realiza mais de 128 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano apenas no Estado. Isso corresponde a aproximadamente 20 procedimentos por ano por habitante, o que demonstra a eficácia do sistema. No entanto, Santa Catarina ainda possui uma deficiência de sete mil leitos hospitalares, o que prova a necessidade de melhorá-lo.
Segundo Dom Wilson, com a Campanha da Fraternidade de 2012, a CNBB pretende refletir sobre a questão da saúde pública e sobre as políticas públicas de saúde. “Há uma preocupação com o atendimento das pessoas nos hospitais, longas filas de espera nas emergências, falta de leitos hospitalares, demora nos atendimentos especializados. O nosso sistema de saúde é bom, mas não é o que deveria ser. Há falta de recursos ou há má aplicação desses recursos”, disse.
Ele acredita que os profissionais da saúde tem dificuldade em prestar um serviço melhor à população por falta de estrutura. Dom Wilson também credita a responsabilidade pelas deficiências do sistema a população. “Temos os conselhos municipais e estadual da saúde, onde podemos decidir sobre a aplicação dos recursos destinados à saúde. Mas há uma pequena ou nenhuma participação nesses conselhos”, disse Dom Wilson.

Mais pelo fone (48) 8405-6578, com o jornalista Zulmar Faustino.

--
Um abraço,
Zulmar Faustino
jornalista da Arquidiocese de Florianópolis
(48) 8405-6578
www.arquifln.org.br


Apresentação: O cartaz da CF 2012 

O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37). A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.

O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.

A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.

A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.

Odete Nogueira
Gestão da Comunicação
Paróquia Santo Antônio
www.presencasalesiana.com.br
(47) 9933 2091 - (47) 3435 3229

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO NOSSO BLOG.......